Carregando...

Pesquisa

Início Institucional

Coordenação de Pesquisa

OBJETIVO

A pesquisa é parte integrante e essencial do ensino superior, gerando e divulgando o conhecimento referente à pesquisa, nas áreas de saúde e ciências sociais aplicadas, firmando-se como instituição capaz de interagir na busca de soluções para o desenvolvimento da sociedade e da região.

A Coordenação de Pesquisa é responsável pelo cadastro e acompanhamento dos projetos de pesquisa institucionais e por todos os processos que possibilitam o incremento da produção científica de docentes e discentes do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná – UniSL Ji-Paraná.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Emitir Editais UniSL Ji-Paraná para selecionar projetos de pesquisa de docentes, cadastrar e acompanhar os selecionados;
  2. Receber solicitação e atribuir, juntamente com o UniSL Ji-Paraná, carga horária de pesquisa aos docentes;
  3. Divulgar, supervisionar e avaliar os programas de iniciação científica;
  4. Coordenar ações de divulgação da pesquisa no UniSL Ji-Paraná.

LOCAL

Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
Av. Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca, 542, Jardim Aurélio Bernardi | Bloco B – Térreo, Ji-Paraná/RO. CEP: 76.907-524.
Telefone: (69) 3411-2700 – ramal 2754 | E-mail: pesquisajp@saolucas.edu.br
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Programa de apoio a pesquisa e iniciação científica PAP/PIC UniSL Ji-Paraná 2019/2020

OBJETIVO

Estimular e apoiar as atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros (Custeio e Bolsas), a projetos que visem promover o desenvolvimento científico do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, em todas as áreas do conhecimento e linhas de pesquisa de todos os Cursos de Graduação, preferencialmente, aqueles cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e/ou do UniSL Ji-Paraná, devidamente atualizados, para:

  1. Ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação de pesquisadores vinculados ao Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná e Centro Universitário Porto Velho, visando maior participação no sistema estadual e nacional de CT&I.
  2. Desenvolvimento e fortalecimento da Pesquisa no UniSL Ji-Paraná e no Estado de Rondônia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Estimular a pesquisa científica e tecnológica na instituição, com a consolidação de grupos e linhas de pesquisa institucionais.
  2. Assegurar maior cooperação entre corpo docente e discente nas atividades de pesquisa no âmbito da graduação em trabalhos de iniciação científica.
  3. Contribuir para a melhoria da produção científica e tecnológica da instituição como um todo, estimulando a produção técnica-científica do corpo docente e discente.
  4. Trazer melhorias ao ensino de graduação enriquecendo a formação acadêmica do aluno, estimulando a descoberta, o pensamento científico, bem como novas formas de atuação profissional, relacionadas à pesquisa científica.
  5. Propiciar melhorias para o ensino na graduação e pós-graduação, a partir da qualificação de recursos humanos.

A seleção de propostas, para apoio financeiro a projetos relacionados aos objetivos indicados, será realizada em conformidade com as condições estabelecidas no Regulamento de cada Edital, que determinará, também, condições e requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros de julgamento e demais informações necessárias.



Fórum Rondoniense de Pesquisa

O Fórum Rondoniense de Pesquisa do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná, tem por finalidade reunir profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação envolvidos no âmbito da pesquisa científica, promovendo a apresentação, divulgação e discussão de novas técnicas e metodologias em diversas áreas do conhecimento. 

OBJETIVOS DO FÓRUM

  • Promover a divulgação de pesquisas desenvolvidas no Estado de Rondônia e na Região Norte Ocidental do Brasil; 
  • Incentivar a participação de profissionais, professores, pesquisadores e estudantes em eventos de amplo espectro envolvendo áreas de conhecimento diversas (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas); 
  • Propiciar o intercâmbio de ideias desenvolvidas por pesquisadores de suas áreas afins; 
  • Valorizar profissionais e estudantes, divulgando os resultados e perspectivas para estimular novos estudos; 
  • Facilitar o acesso à pesquisa no ambiente educacional para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a ação e o conhecimento, amplia o aprimoramento profissional; 
  • Incentivar o desenvolvimento de pesquisa científica como alicerce do desenvolvimento sustentável do país. 

PROGRAMAÇÃO 

A programação do evento sempre envolve palestras, debates em mesa redonda e apresentação de trabalhos, com a participação de alunos, professores e pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais, onde são debatidos temas que envolvem as questões sociais, sustentabilidade e a qualidade de vida da população. 

 PÚBLICO DE INTERESSE 

  • Profissionais Pesquisadoresdo Estado de Rondônia e da Região Norte Ocidental;
  • Profissionais interessados em apresentar ou acompanhar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na região;
  • Acadêmicos de Graduação e de Pós-Graduação, Participantes do Programa de Iniciação Científica e Voluntários da Pesquisa, quer do UniSL quer de outras IES, através de produções oriundas dos Projetos de Pesquisa, Trabalhos Interdisciplinares, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Estudos de Caso, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, dentre outros;  
  • Acadêmicos ouvintes provenientes do UniSL – Ji-Paraná ou de outras IES, com interesse em participar do evento para ficarem inteirados das pesquisas desenvolvidas. 

 COMITÊ INSTITUCIONAL DE PESQUISA

  • Dr. Francisco Carlos da Silva 
  • Dra. Susana Maria Mana de Araóz
  • Dra. Natália Malavasi Vallejo
  • Dra. Daniela Cristina Lemos de Carvalho
  • Dr. Cristiano Costenaro Ferreira
  • Ms. Marcos Giovane Pedroza de Abreu
  • Esp. Renata Miranda de Lima
  • Dra. Raquel Páscoa da Veiga Frade Santana
  • Dra. Natália Faria Romão
  • Ms. Alan Antonio Miotti
  • Dra. Taline Canto Tristão
  • Ms. Vonivaldo Gonçalves Leão

EDITOR DE NORMALIZAÇÃO E ACESSORIA TÉCNICA

Biblioteca – Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná (UniSL), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil. 

SUPORTE TECNOLÓGICO

Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico – São Lucas Educacional Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

6º FÓRUM RONDONIENSE DE PESQUISA

5º FÓRUM RONDONIENSE DE PESQUISA


PIBIC

O PIBIC (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação Científica) é um Programa desenvolvido com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq em parceria com o Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, uma das poucas instituições privadas da Região Norte com o programa implantado que atualmente conta com 04 bolsas em vigência. O Programa tem duração de 12 meses iniciando no dia 1 de agosto e terminando no dia 31 julho do próximo ano. Ao final do programa, o aluno apresenta seus resultados na Reunião de Iniciação Científica do UniSL Ji-Paraná.

OBJETIVO DO PROGRAMA PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

EDITAIS PIBIC

FORMULÁRIOS E FICHAS

  • ➤ Carta de Apresentação do (a) Pesquisador (a) Orientador (a) (pdf e word)
  • ➤ Documentos Necessários para os Alunos Bolsistas (PIBIC)
  • ➤ Formulário de Indicação do Aluno Bolsista (pdf e word)
  • ➤ Ficha de Inscrição de Pesquisa (PIBIC) 2019-2020 (pdf e word)
  • ➤ Modelo de Relatório (pdf e word)

DOCUMENTOS CNPQ QUE REGEM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA

DOCUMENTOS CNPQ QUE REGEM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos

CEP / CONEP No 5297 – UniSL Ji-Paraná

O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná/UniSL Ji-Paraná, é de um órgão colegiado, multidisciplinar, com múnus público de natureza técnico-científica, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, constituído nos termos da Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 e da Norma Operacional nº 001/2013 de 30 de setembro de 2013, do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

O CEP/UniSL Ji-Paraná, foi criado em 01/12/2006, com o propósito de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões ético-científicos. Ao Comitê de Ética em Pesquisa da UniSL Ji-Paraná, compete regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de pesquisa clínica e experimental envolvendo seres humanos, seguindo as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS

De acordo com as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – (Res. CNS 466/12, II.4), “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição, na qual se realizam as investigações, a constituição do CEP. Obs.: Toda e qualquer pesquisa envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, deverá ser aprovada pelo CEP desta IES.

DOCUMENTOS DO CEP

RESOLUÇÕES

CALENDÁRIO DE REUNIÕES

A CEP UniSL Ji-Paraná deverá reunir-se ordinariamente uma vez por mês, ou extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do presidente ou da maioria simples dos seus membros titulares.

FORMULÁRIOS E MODELO DE PROJETO

  • ➤ Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE (pdf e word)
  • ➤ Termo de Assentimento Livre e Esclarecido TALE (pdf e word)
  • ➤ Autorização da Instituição onde será realizada a Pesquisa (pdf e word)
  • ➤ Modelo de Projeto (pdf e word)

LOCAL

Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
Av. Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca, 542, Jardim Aurélio Bernardi | Bloco B – Térreo, Ji-Paraná/RO. CEP: 76.907-524.
Telefone: (69) 3411-2700 – ramal 2850 | E-mail: cepjp@saolucas.edu.br
Horário de atendimento: segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h.


Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná é uma comissão permanente, de caráter consultivo, deliberativo, educativo, autônomo, vinculado à Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação Strictu Sensu do UniSL Ji-Paraná e constituído nos termos da Lei n° 11.794, de 08/10/2008 e na Resolução n° 879, de 15/02/2008, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O disposto neste regimento aplica-se aos animais das espécies classificadas como Filo Chordata e subfilo Vertebrata.

DAS FINALIDADES

A CEUA UniSL Ji-Paraná terá composição multidisciplinar e multiprofissional, contando, no mínimo, com 5 (cinco) membros efetivos, sendo 1 (um) representante de associações de proteção e bem-estar animal, legalmente constituída, e demais profissionais das áreas de medicina veterinária e biologia e/ou docentes e pesquisadores nas áreas específicas.

MEMBROS DO CEUA UNISL JI-PARANÁ

FORMULÁRIOS

  • ➤ Formulário Unificado para Relatório do Uso de Animais em Experimentação, Ensino, Desenvolvimento de Recursos Didáticos (pdf e word)
  • ➤ Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino ou Desenvolvimento de Recursos Didáticos (pdf e word)
  • ➤ Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Experimentação (pdf e word)
  • ➤ Termo de Responsabilidade (pdf e word)

CALENDÁRIO DE REUNIÕES

A CEUA UniSL Ji-Paraná deverá reunir-se ordinariamente uma vez por mês, ou extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do presidente ou da maioria simples dos seus membros.

LOCAL

Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
Av. Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca, 542, Jardim Aurélio Bernardi | Bloco B – Térreo, Ji-Paraná/RO. CEP: 76.907-524.
Telefone: (69) 3411-2700 – ramal 2754 | E-mail: ceuajp@saolucas.edu.br
Horário de atendimento: terça e quinta-feira, das 8h às 11h.

Vamos Conversar?