Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe capacitação da CONEP

Publicado em: 10/11/2020

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, participou no dia 14 de outubro de 2020, de uma capacitação desenvolvida pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.

Na ocasião foram realizadas reuniões online, onde foram tratados alguns assuntos administrativos. Participaram da reunião a reitora e a pró-reitora acadêmica, professoras Rosangela Kiekow da Rosa e Natália Faria Romão respectivamente, os membros, secretária e representante de usuários do CEP.

Sobre os aspectos da avaliação ética, realizou-se uma segunda reunião de estudo com todos os membros do CEP, que em colegiado, avaliam os projetos apresentados.  Os trabalhos executados até o momento foram elogiados pelo cumprimento das normativas estabelecidas nacionalmente.

O coordenador de pesquisa, professor Francisco Carlos da Silva, comenta que “ O avanço da ciência atualmente, está relacionado ao surgimento de novas tecnologias, que por vezes, envolvem os seres vivos, sobretudo seres humanos e em função disso, a bioética tem sido cada vez mais relevante, pois alicerça os processos dando sentido moral à estas práticas científicas. Isso demonstra a importância do CEP da nossa instituição, buscar sempre a atualização junto ao CONEP, através das capacitações”.

Para a coordenadora do CEP, professora Susana Maria Mana de Aráoz, “Nossa IES saiu fortalecida deste evento pelos conhecimentos adquiridos para desempenhar a delicada tarefa da avaliação dos projetos de pesquisa que envolvem a participação de seres humanos e para gerir o funcionamento com maior efetividade”, salienta a docente.

Os documentos com as informações para os pesquisadores e participantes estão no disponíveis no site saolucasjiparana.edu.br/institucional/pesquisa/

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail pesquisajp@saolucas.edu.br