São Lucas Ji-Paraná participa do I Congresso de Direitos Humanos

Publicado em: 29/08/2020

No período de 24 a 28 de agosto, ocorreu o I Congresso sobre Direitos Humanos do Grupo Afya Educacional. As palestras foram ministradas por docentes das unidades do grupo de todo o Brasil, possibilitando assim a troca de experiências e conhecimento sob diversas perspectivas.

A professora do curso de Direito, Kellyana Bezerra da Lima Veloso, representou o Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, participando de uma mesa redonda, juntamente com o professor Rafael Ademir do São Lucas Porto Velho, apresentando a temática “Estado, Desenvolvimento Indigenismo e Grandes Empreendimentos”.

Reconhecido como o país mais multicultural da América Latina, o Brasil tem uma legislação protetiva dos direitos dos povos indígenas e adotou uma série de tratados e convenções internacionais de direitos humanos, no entanto tais direitos ainda não foram efetivados de modo substancial para que estas populações possam ter os seus direitos territoriais originários e étnicos respeitados.

Para Kellyana, a temática abordada é de grande relevância para o ensino jurídico e deve estar em consonância com o estudo de outros campos do conhecimento, como a história e as ciências sociais, promovendo, assim, a transdisciplinariedade, de fundamental importância quando falamos dos direitos humanos e fundamentais dos povos indígenas brasileiros.

“Vê-se, ainda, que há muito o que se concretizar no plano dos direitos humanos e fundamentais dos povos indígenas e tal assunto precisa ser conhecido, compreendido e debatido para que possamos, enfim, falar em uma sociedade mais igualitária e com direitos, de fato, exercitáveis, por isso a importância da realização do evento e da abertura ao diálogo sobre este tema e sobre os diversos temas que foram apresentados e debatidos nesses cinco dias de evento”, finaliza a docente.